sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Venha o diabo e escolha...

Ora, então, aqui vai o relato de um drama que vivo há alguns anos.
A saber: "comprei" uma casa que, segundo a Câmara Municipal de Matosinhos, entidade que licenciou o projecto e emitiu a licença de habitabilidade, se situa na freguesia de São Mamede de Infesta. Para a Conservatória do Registo Predial e para as Finanças, o imóvel em questão é "mamedense".
Porém, para as as juntas de freguesia, a área em questão situa-se em Leça do Balio.
Desde já fica o aviso: Guilherme Pinto, Narciso Miranda (este com responsabilidades acrescidas) ou José Guilherme Aguiar vão ter de descalçar a bota. Melhor dizendo: vão ter de me esclarecer...
Felizmente que, para quem como eu, natural de Paranhos (Porto), pouco me importa morar em S. Mamede ou Leça do Balio. No primeiro caso porque seria/sou mamedense; no segundo porque seria/sou baliense. Venha o diabo e escolha...
Felizmente que José Leirós, candidato do PSD à junta, se dignou esclarecer-me quanto à nomenclatura dos lugares deste freguesia baliense. Por exemplo: Monte Grande, Agra, Pontelhas (é só trocar uma vogal e o género), Custió (qu'é isto?), Araújo (ver «O Primeiro de Janeiro» da década de 70 [*]), Monte do Vale (incongruência total.ou é monte ou é vale), Gondivai (podes ir indo que já te apanho), Recarei (sem comentários), Monte da Mina (haverá ouro?), Pedra Verde (lodo?), Ponte da Pedra (designação lógica e com alguma dignidade), Mainça (????), Arroteia (flatos garantidos), São Sebastião Santeiro (será o do Roque?) e Santana (querem ver que o Lopes estendeu os tentáculos até Matosinhos?).
Pois que este candidato não tem pejo em prometer uma "freguesia com emprego, limpa, com igualdade, moderna e com qualidade de vida e, last but not the least, uma freguesia com turismo e lazer».
"Sempre disse que estava aqui para ficar (...) Quem começou em 2001 volta a estar em 2009".
Obrigado José Leirós. Pelas promessas e, sobretudo, por me revelar o nome de lugares que desconhecia.
Mantenho, porém, a dúvida inicial: mamedense ou baliense?
Venha o diabo e escolha...

[*] Nesta altura faziam-se inquéritos de rua por tudo e por nada. Chovia muito? Fale-se com as pessoas. Ardia uma casa? Pergunte-se às pessoas. O José Manuel Fernandes é mentecapto? Cavaco deveria falar quando opta por estar calado? Cavaco deveria estar calado e opta por falar? Ferreira Leite é disléxica? Vão ouvir os portuenses... (esclareço que os exemplos são infelizes e, na altura, impossíveis. Porque tudo o que fosse PSD ou CDS era inatacável...)
Vai daí, a rapaziada passou a fazer os inquéritos de rua no Majestic. Inventavam-se uns nomes, outras tantas respostas e, pelo meio, lá aparecia o Araújo a opinar sobre matérias várias... Até Freitas Cruz ter descoberto a marosca...

1 comentário:

  1. Esta pessoa, fala, fala, fala e não coloca a verdeira forma de ajudar à resolução do seu problema... A sua morada (sem o numero ou coloca apenas um numero proxima, para não ser identificada), para assim a ajudarmos a esclarecer o seu inigma.

    ResponderEliminar