terça-feira, 22 de setembro de 2009

Cavaco asfixiado

Cavaco Silva decidiu exonerar Fernando Lima, seu assessor há mais de vinte anos, dois dos quais passados na direcção do Diário de Notícias. (para onde regressará, como se nada tivesse acontecido)
Fê-lo numa pura manobra táctica para se safar de uma marosca idiota que decidiu montar entre os seus e com os seus e entregar a execução a Fernando Lima.
Lima nem sequer fez um mau papel. Homem fiel a seu dono, apenas teve de telefonar aos seus amigos do Público que, para o efeito, se dispuseram a tudo...
Dossiers (dossiês, para os puristas) para trás, dossiers para a frente, um douto editor do "diário de referência", mancomunado com José Manuel Fernandes montaram a tramóia e, para granjear credibilidade, aproveitaram para envolver o correspondente na Madeira. Que, aparentemente, cumpriu o o que lhe terá sido pedido, mas cujo resultado final não agradou ao director do Público.
Assim sendo, um ano depois, o Público repesca o assunto e elabora duas manchetes vazias, quatro páginas de ficção, plenas de insinuações idiotas e completamente ilegíveis.
O visado, há sempre um, reagiu e enviou um protesto ao provedor do leitor, Joaquim Vieira.
Este investigou e... foi o que se viu.
Duas páginas violentíssimas a criticar José Manuel Fernandes que, em vez de se demitir - única atitude digna e honesta -, aproveitou para vasculhar o correio electrónico de vários jornalistas chamar mentiroso ao provedor. (leiam, pf,com atenção o blog do provedor)
No meio disto tudo, o Correio da Manhã fez o que lhe competia e noticiou que Cavaco havia encomendado à tropa uma vistoria às comunicações no Palácio de Belém, já que o SIS, entidade realmente competente para a tarefa, dependia do primeiro-ministro e, como tal, não merecia confiança.
Esta terá sido a última tarefa de Fernando Lima.
Negada a notícia pela própria tropa, a Cavaco Silva que, a todo o custo tentou manter à tona do lodo a possibilidade das escutas, não mais restava - quanto mais não seja para não ficar ligado a uma manobra tosca e de mau gosto - que exonerar o seu fiel dedicado assessor.
Pela minha parte, estou esclarecido. Cavaco Silva é capaz de tudo. Como quase todos. Principalmente agora que, face aos possíveis resultados das próximas eleições, corre um sério risco de ser apeado do Palácio de Belém por Manuel Alegre. (venha o diabo e escolha...)

Lamento dizê-lo: perdi o respeito por Cavaco Silva. Também nunca gostei dele. Porque, e disso tenho a certeza absoluta, Fernando Lima não fez mais que cumprir escrupulosamente as orientações do "chefe".
Assim sendo recomendo-lhe o uso de Budesonido Budiar e Ventilan (inaladores) para combater a asfixia e se vive no Palácio de Belém...

PS: Na Redacção do "diário de referência", de onde partiu a fuga informativa para o DN, o ambiente é de cortar à faca. Consta-se, nos mentideros da profissão - que foi minha durante algumas décadas - que Belmiro de Azevedo terá decidido avocar o assunto e admite despedir muitos dos intelectuais afectos ao extinto director...

1 comentário:

  1. Hoje, no seu editorial, JMF torna a chamar mentiroso ao provedor, dizendo que não "vasculhou" o seu e-mail! Então, como é que na SIC ele admitiu que todos os computadores foram "vistos" para se saber de onde teria saído o e-mail?

    ResponderEliminar